24.8.09

Então, vamos terminar o último post...

O secretário falou bem no "programa de entrevistas". Como qualquer político de primeira falaria. E falou de projetos. Projetos e mais projetos... Pouca coisa de concreto.

O projeto de aluguel de bicicletas que deveria ter nas "magrelas" um caminho para o trânsito do Rio, para um transporte mais barato e menos poluente, por exemplo, não deslanchou como o próprio secretário reconheceu.

Ele foi perguntado sobre o serviço das barcas e se restringiu apenas a dar dados sobre um aumento significativo no número de passageiros/ano. Mas não houve espaço para falar sobre tarifas, somente sobre o bilhete único, compromisso do Cesar Maia pós-eleições 2004, promessa de campanha do Sergio Cabral em 2006, do Eduardo Paes em 2008 e que está longe de ser realidade. Mais um projeto.

Partindo do princípio que o governador quer cumprir essa promessa até o final do seu (primeiro) mandato, temos ainda um ano para que o projeto vá para a prática. Até lá, imagina quanto custará uma simples viagem Praça XV-Niterói de barca... Uns R$3 fácil!

Ele falou também sobre o metrô, que no Rio é triste! Só não é vergonhoso porque, pelo menos aparentemente, é bem administrado e conservado. Mas tudo tem um preço e o preço do Metrô Rio aumentou recentemente também, chegando a R$2,80 para um sistema:

- de apenas 37 km de extensão;
- duas linhas;
- 33 estações.

Aí vem a vergonha. O metrô de Moscou, na Rússia, tem:

- 292 km de extentsão;
- doze linhas;
- 177 estações.

Evidentemente que são comparações que precisam ser feitas com cuidado, já que a reportagem da Folha em que peguei essas informações fala numa inauguração atrasada das primeiras estações do metrô russo, a partir de 1935. No Rio, as primeiras obras foram entregues na década de 70. Mesmo com cautela é difícil acreditar nos projetos do "secretário" para o começo e entrega das obras do metrô até a Barra. Se para ser inaugurar a estação de Ipanema vão ter demorado uns vinte e poucos anos, imagina pra levar o metrô até a Barra.
Tá começando agora na Band Rio o mais chapa-branca de todos os programas da televisão, o "Deles & Delas". O entrevistado é o secretário estadual de transportes, Julio Lopes.

O programa atua da maneira mais governista possível. É patrocinado por estatais e as esferas de governo que pagam o programa são as que têm espaço para serem "entrevistados". Uso aspas porque as perguntas são feitas baseadas em informações passadas pelos próprios entrevistados, a quem só resta repetir um discurso já conhecido. Ou seja: não há capacidade crítica alguma. É como se fossem colocados pontos de interrogação nos reeleses.

Bem, mas tô escrevendo isso agora porque eu soube semana passada que já já as Barcas S/A vão ter um aumento significativo no preço da passagem: de R$2,50 para R$2,80. Ou seja: mais de 10% de aumento de um ano para o outro. Que inflação é essa? Que argumentos podem ser usados pra justificar esse aumento? No último ano o serviço prestado pela empresa foi muito questionado, sobretudo nos horários de pico quando o usuário sente o quanto o serviço, pelo menos naquele horário, poderia ser melhor.

Houve até um papo que falava em não aumentar o valor da tarifa neste ano, mas nada além disso. Aumentou e aumentou mesmo.

Existe uma CPI na Assembléia Legislativa do Estado pra tratar do assunto, pequenos acidentes com as embarcações se tornaram mais frequentes e sim, o serviço até melhorou. Mas nada que justifique um aumento desses.

Se eu não me engano o valor da passagem das barcas em agosto de 2006 era de R$2. E vai pra R$2,80.
Vou agora deitar e assistir a "entrevista" do "secretário".