Chegando agora de Brasília, depois do excelente II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.
Lula, o ministro Paulo Bernardo, a deputada Luiza Erundina, parte da equipe da campanha na rede do recém-eleito presidente do Peru Ollanta Humala, blogueiros como Paulo Henrique Amorim e Rodrigo Vianna e vários outros blogueiros que, espalhados pelo Brasil, buscam mais democracia e verdade nos meios de comunicação. Foram cerca de 350 participantes, ligados o tempo todo em seus telefones ou computadores portáteis.
O novo marco regulatório dos meios de comunicação do Brasil é urgente. O projeto precisa chegar ao Senado e à Câmara e logo ser votado.
Urgente também é a expansão do serviço de banda larga pelo país, com preço que possa agregar ainda mais internautas e consequentemente mais blogueiros - progressistas ou não.
A expectativa é grande. Em setembro, encontro em Foz e com blogueiros do mundo todo; em maio de 2012, em Salvador, o terceiro encontro nacional.
Infelizmente fiquei surpreso com o fato de muitos blogueiros em todo o país sofrerem perseguições e serem constantemente intimidados com processos judiciais. É o caso de Esmael Morais, do super irreverente Falha de São Paulo e do baiano Emilio Gusmão.
O caso de Esmael pareceu-me o mais grave. Depois de investigar e denunciar graves irregularidades do então prefeito de Curitiba, depois candidato e agora governador do Paraná Beto Richa (PSDB), o blogueiro foi censurado e condenado a pagar uma multa de R$510.000. O companheiro Esmael fez uma ponderação importante: Serra e Dilma, então candidatos receberam juntos multas que não chegam a R$200.000.
A blogosfera cresce e com ela o movimento perigoso de personalidades ou empresas poderosos no Brasil. A união é mais do que necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário