2.1.15

Uma carta para a dama da elegância, Cora Ronai

Cara Cora:

É com ligeiro atraso, peculiar deste modesto blog, que vou perder meu tempo contigo (e com sua personalidade e posicionamento político confuso e duvidoso). 

Como você mesma publicou no Twitter, nas últimas horas sua conta conseguiu grande número de seguidores em função dos comentários de péssimo gosto sobre a "deselegância - do vestir, do andar, do jeito de ser" da presidenta Dilma Rousseff. 

Em função disso você: comemorou os novos seguidores em um tom de deboche (típico de gente elegante), disse que petistas são "uma raça" e que formam uma "patrulha" (como petista, sugiro que no próximo tuíte nos surpreenda e lance um "petralha!") e se espantou por receber respostas e críticas te vinculando a Rede Globo (por que será, hein?!).

Mesmo sendo da "raça" e da "patrulha", preciso reconhecer que você se desculpou e não apagou as postagens dignas de vergonha. Só que, pra mim, a emenda saiu pior do que o soneto e explico o motivo. 

Sempre que uma polêmica vinda de vocês (os jornais grandes desse grande país) surge, eu não me surpreendo. Sou pouco experiente, mas já entendi do que vocês são capazes. Sei que jogam baixo. Sei que não rola incômodo só pelo ministério recém-empossado. É mais do que isso, mas vocês (auto-intitulados "jornalistas independentes") explicam tudo com um já manjado "liberdade de expressão". Ok, vamos acreditar. 

Só que eu me surpreendi! Como o assunto rendeu ao longo do dia, resolvi visitar sua time line e me senti verdadeiramente ofendido com o que li. Como sua elegância é peculiar, Cora! Como sua liberdade me aprisiona numa ofensa desnecessária!

É surreal chegarmos a 2015 e você tratar um grupo com o qual você não concorda por "raça". Entenda uma coisa, Cora: não tem nada que justifique alguém tão elegante como você ser, ao mesmo tempo, tão grosseira. E preconceituosa. 

Será que você saberia identificar a "raça" em outra situação? 

Será que todos os petistas andam com tão pouca elegância quanto a presidenta? 

Será que os petistas que foram grosseiros contigo representam o todo? 

Isso sem falar no RT dado ao seu (provável) colega de ideologia sobre a "turma boa" (Dilma, Temer, Renan e Lewandowski). Elegância à parte, mas... caralho!!! Tu acha mesmo que o presidente do STF mereça esse desprezo? Por qual motivo? Por ter batido de frente com o Batman Joaquim Barbosa?

Cora, vamos lá... Você é capaz de, com toda sua elegância e independência, discutir com seriedade sobre o STF e sobre o ministro Ricardo Lewandowski? Tô perguntando na boa, porque eu teria que me informar melhor pra isso. Nessa conversa eu começaria com dois pontos a menos no teu placar: por ser petista (afinal vocês acham que não temos senso crítico algum) e por falar sobre um assunto que não domino. A questão é que desprezando o que profissionais como você escrevem, mas apelando ao que leio na internet e ao que ouço dos advogados da roda de amigos, Lewandowski é um nome muito respeitável. Suponho que respeito não faça parte da sua coleção de elegância.

Seja coerente, Cora! Assuma seu lado, assuma sua raiva em ver a "raça" governando esse país com maioria dos votos do povo brasileiro. Ser honesto é mais elegante do que qualquer vestido ou jeito de andar. Mude o patamar da sua análise, pois parece que você também tem respostas manjadas e que elas não ultrapassam os limites da redação d'O Globo.

Por fim, sugiro que você pesquise uma entrevista completa dada pela então ministra Dilma sobre sua passagem pela prisão durante o período militar (originado com o Golpe de 64 que o jornal em que você trabalha comemorou chamando de "revolução" e que, por isso, pediu desculpas [que nem você!!!] 50 anos depois [tu foi um pouco mais rápida...]). A entrevista me emocionou. Ok, ok... sou da "raça", mas... Dilma é uma mulher tão forte que pedir desculpas por comentários tão infelizes sobre sua elegância parece-me pouco. Não vou entrar no mérito do cargo que ela ocupa, da formalidade e da simbologia da posse porque sua elegância transbordante já deve compreender.

O fato é: querendo você ou não, Dilma está lá. E com AQUELE defeito na roupa: uma faixa verde-amarela.

Um comentário:

adelaide disse...

Parabéns pelo texto. A Cora Ronai deve ter abolido os espelhos da casa dela.