26.10.12

Mercado de TV paga segue crescendo no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, divulgou em seu portal na última terça-feira (24) números atualizados sobre o crescimento do número de assinantes da TV paga em todo o Brasil (veja aqui). Relativos a setembro, os números são reflexo do consolidado crescimento do serviço nos últimos anos.


Hoje, quase 15,5 milhões de famílias brasileiras contam com o serviço, o que é equivalente a 26% de todos os domicílios do país, número muito pequeno se comparado à expectativa de que o serviço chegue a 70% dos domicílios. Ou seja: o mercado vai crescer ainda mais.

O que explica o crescimento até aqui?
Há, basicamente, dois motivos que puxam o número de assinantes do serviço para níveis cada vez mais elevados.

O primeiro é o crescimento da economia brasileira. O desemprego em baixa e o crescimento da nova classe média aliados à política de aumento da renda dos mais pobres coloca no mercado um número de famílias cada vez maiores.

Outro motivo é a sanção da Lei da TV por assinatura, em 2011, após dois anos de debates e pesquisas lideradas pela ANCINE. Com a nova lei, foram reguladas a entrada das empresas de telefonia (as teles) no mercado de TV paga e a chegada do capital estrangeiro. 

A competição por clientes tornou-se mais acirrada e quantidade de serviços oferecidos aos consumidores elevou-se de maneira significativa. Antes ocupada basicamente por Net e Sky, mas ainda muito concentrada nas duas operadoras (detêm 84% do total de assinantes), hoje há pelo menos mais três operadoras de grande porte: Claro TV, Oi TV e Telefônica. A tendência é de crescimento contínuo da competição.    

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